Para começar já hoje, a promover a segurança online de crianças e jovens siga este processo em cinco passos que já demonstrou que funciona.
A segurança de crianças e adolescentes na Internet é hoje alvo da atenção de famílias, escolas e comunidades. Isto para não falar de governos (locais e centrais), empresas do sector das tecnologias de informação, órgãos de comunicação social, etc.
De acordo com o relatório final de um programa piloto financiado pela Comissão Europeia em 1999, no âmbito do seu Plano de Acção Para a Utilização Segura da Internet, as preocupações com os perigos associados à utilização da Internet por crianças e jovens, são bem reais e podem ser agrupados em três categorias:
- Conteúdos impróprios, legais ou ilegais, tais como a pornografia, pornografia infantil, violência, ódio, racismo e outros ideais extremistas, estão facilmente disponíveis a crianças e jovens através de uma grande variedade de dispositivos. Para além de poderem ser inadequados e prejudiciais a um desenvolvimento harmonioso, podem mesmo ofender os padrões e valores segundo os quais pretende educar os seus filhos ou educandos.
- Contactos potenciais por parte de pessoas mal intencionadas, que usam o email, salas de chat, instant messaging, fóruns, grupos de discussão, jogos online e telemóveis para ganharem acesso fácil a crianças e jovens e que poderão desejar fazer-lhes mal e enganá-las, representam uma verdadeira ameaça.
- Comércio – práticas comerciais e publicitárias não-éticas que, não distinguindo a informação da publicidade, podem enganar crianças e jovens, promover a recolha de informações que violam a sua privacidade e promover a venda directa a crianças, atraindo-as a fazerem compras não autorizadas.
Perigos reais para crianças e jovens na utilização da Internet
Seis anos passados, os três C’s (Conteúdos, Contactos e Comércio) apontados como as maiores ameaças à segurança online de crianças e jovens, precisam de ser actualizados para incluir:
- Comportamentos irresponsáveis ou compulsivos que, aliados ao uso excessivo da tecnologia, podem resultar na redução da sociabilidade e do aproveitamento escolar, podendo mesmo conduzir à dependência. De facto, a American Psychological Association tem vindo a alertar para o facto de que é possível que crianças, jovens e adultos podem tornar-se psicologicamente dependentes da Internet (IAD – Internet Addiction Disorder) e que esta perturbação se pode dar com outras tecnologias como é o caso dos jogos vídeo (online e offline).
- Copyright – a violação dos direitos de autor, resultante da cópia, partilha, adulteração ou pirataria de conteúdos protegidos pela lei, tais como programas de computador, textos, imagens, ficheiros de áudio e/ou vídeo, para fins particulares, comerciais ou de plágio em trabalhos escolares ou outros, pode resultar em graves problemas de natureza jurídica e até financeira.
Os programas de bloqueio e filtragem não resolvem?
Qualquer software de filtragem, bloqueio e monitorização pode ser facilmente ultrapassado. O acesso é filtrado em casa? Então acede-se a partir de outros locais onde tal não acontece! E até existem sites que ensinam as crianças a incapacitar este tipo de programas. Por outro lado, para além de por vezes bloquearem conteúdos inócuos e de por vezes também não bloquearem o que era suposto bloquearem, estas tecnologias podem ser particularmente intrusivas da privacidade. E isso pode ser um problema no caso dos adolescentes. Assim, em vez de resolverem um problema fornecendo uma solução, podem tornar-se parte do problema.
Assim, se pensa que controla a inocência e a experiência Internet das crianças e jovens da sua família, escola ou comunidade, pense duas vezes. Nos dias de hoje já não é necessário um computador, um modem e uma linha telefónica para se estar online. Hoje, as tecnologias online estão facilmente acessíveis ás crianças e aos jovens sob diversas formas, dando-lhes acesso a qualquer hora e em qualquer local. Dispositivos como consolas de jogos, Personal Digital Assistants (PDA’s), Pocket PC’s, telemóveis, TV por cabo e interactiva, câmaras digitais, leitores e gravadores de CD’s, mini discs, DVD’s e MP3 fornecem às crianças e aos jovens uma grande variedade e diversidade de escolhas para terem acesso online, permitindo-lhes obter, armazenar e distribuir conteúdos. Em casa, na escola, em bibliotecas públicas, clubes, cibercafés, centros comerciais, espaços municipais de acesso gratuito à Internet, etc.
Hoje, a tecnologia coloca o mundo na palma da mão, quarto de dormir e salas de aula de crianças e jovens. Todas estas tecnologias dotam crianças e jovens com fontes de informação, ideias, ligações e recursos fantásticos e sem precedentes. Se tal pode significar facilidade de acesso a um manancial de recursos que são cruciais à sua educação e desenvolvimento, como vimos também pode significar toda uma série de novos riscos, perigos e ameaças que poderão não ser do conhecimento de famílias, escolas e comunidades ou com os quais estas podem não saber como lidar. Assim, se usadas de forma irresponsável e não segura, as novas tecnologias de informação e comunicação podem gerar mais problemas do que benefícios.
Então, como manter as crianças e os jovens seguros online?
Como nos podemos certificar que estão a usar a Internet e outras tecnologias online em benefício da sua educação, formação e desenvolvimento, sem se exporem desnecessariamente a riscos e ameaças de segurança?
Existe solução para este dilema?
As boas notícias é que existe uma solução para este dilema. Hoje, famílias, escolas e comunidades podem usar as mesmas tecnologias usadas por crianças e jovens, para o seu benefício e do deles. Para descobrir, educar e desenvolver o melhor “software” que as crianças e os adolescentes têm para se protegerem de tais perigos, riscos e ameaças: a sensibilização para a sua segurança online. As suas cabecinhas!
O Projecto MiudosSegurosNa.Net fornece-lhe informação e dá-lhe a conhecer metodologias, estratégias e ferramentas que contribuirão decisivamente para garantir que, através de uma utilização segura e responsável, as crianças e os jovens minimizam os riscos a que estão expostos para tirar o máximo partido da Internet e doutras tecnologias online.
Promovendo o desenvolvimento da sensibilização para a segurança online das suas crianças e jovens, o Projecto MiudosSegurosNa.Net ajuda famílias, escolas e comunidades a garantir que as crianças evitam os perigos, riscos e ameaças à sua segurança na Internet.
Alguém que possa conhecer, estimar e confiar?
Um passado associado à Internet e à segurança. Ligado à Internet desde 1995, fui responsável pelo lançamento dos serviços de banda larga (ADSL) e serviços de gestão de segurança da subsidiária portuguesa de um operador multinacional de serviços Internet para empresas. Para além de fundador e mentor do Projecto MiudosSegurosNa.Net, sou autor da primeira – e até agora única – coluna semanal da imprensa portuguesa sobre segurança infantil na Internet, colaboro assiduamente com a comunicação social com artigos, comentários e entrevistas sobre esta temática e participo regularmente como orador em seminários, palestras, conferências e workshops sobre este tema. Por fim, e não menos importante, com três rapazes em casa, hoje com 11, 17 e 28 anos de idade, conheço bem os desafios que, como pais e educadores, temos pela frente.
Eis o que precisa de fazer: Siga este processo em 5 passos
Como pode começar, já hoje, a proteger as crianças e os jovens à sua guarda? Para começarem já hoje, a promover a segurança online de crianças e jovens, permitindo-lhes tirar o máximo partido da Internet e de outras tecnologias que potenciam o seu desenvolvimento e educação, as famílias, as escolas e as comunidades têm de seguir um processo em cinco passos que já demonstrou que funciona:
- Assuma o seu papel e responsabilidades específicas, envolvendo-se no assunto e tomando o controlo activo sobre a situação. O simples facto de visitar o site MiudosSegurosNa.Net é um sinal de que já o está a fazer.
- Aprofunde o seu conhecimento sobre os riscos associados à utilização da Internet e de outras tecnologias por crianças e jovens. Este site está cheio de informação e é actualizado regularmente com informação detalhada sobre a segurança de crianças e jovens na Internet. Navegue pela diversas páginas à sua disposição. Defina-o como a sua página de entrada na Internet. Acrescente-o aos seus favoritos e visite-o regularmente para aprofundar os seus conhecimentos sobre a segurança de crianças e jovens online.
- Dialogue com os seus filhos e educandos, educando-os sobre os benefícios e sobre os riscos a que podem estar expostos online. Descubra, eduque e desenvolva a sensibilização para a segurança online das crianças e dos jovens à sua guarda. O Projecto MiudosSegurosNa.Net dá-lhe inúmeras dicas sobre como, quando e onde iniciar esse diálogo e sobre como o manter vivo e actual.
- Envolva a sua comunidade. A segurança online de crianças e jovens começa em casa, mas também implica a participação do meio envolvente. Afinal, são inúmeros os locais a partir dos quais crianças e jovens podem aceder à Internet. Recomende este site a familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, etc.
- Faça disto um esforço contínuo. A segurança é um processo dinâmico. Para se estar seguro, tem de se estar sempre preparado para as eventualidades. Para se manter a par dos desenvolvimentos mais recentes, subscreva a newsletter gratuita MiudosSegurosNa.Net.
O Projecto MiudosSegurosNa.Net ajuda Famílias, Escolas e Comunidades a promover a utilização responsável e segura das novas tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens. O projecto MiudosSegurosNa.Net presta-lhe ajuda em cada uma das etapas acima referidas.